Colágeno x Saúde

♥ Olá pessoas, tudo bem?

Já é sabido dos cuidados que devemos ter com nossa saúde  e nosso corpo, sem contar o lado estético, já que este é consequência do todo… e claro uma mente sã também colabora para todo o processo, bem, confesso que sou vaidosa e gosto de me cuidar, mas não faço tudo o que dizem ou escrevem em nome da beleza… devemos ter consciência e conhecimento das atitudes que empregamos no nosso corpo, sempre com acompanhamento médico!

Então o que deixo aqui postado pra vocês meus amigos queridos é um artigo para seu conhecimento e aproveitamento, não sou eu que posso confirmar o contéudo, mas de qualquer forma é estritamente como base de informação, gosto de algumas coisas que leio e compartilho com vocês, mas todo conteúdo relacionado a saúde e afins deixo claro  que é importante sempre consultar um médico OK? Não estou querendo assustar ninguém, mas é que vejo tanta matéria rolando por aí em sites e revistas de porte nacional que me assusta ver como as pessoas hoje em dia fazem qualquer coisa pra chegar ao “corpo ideal”, é muita loucura, então só quero reforçar que sou a favor dos cuidados da saúde visando um melhor aproveitamento estético, porém, sem cometer loucuras extremas!

Mas espero que gostem do post e deêm sua opinião, e assim vou dando algumas dicas de sites e profissionais credenciados e entendidos do assunto! 

A importância do colágeno para nossa saúde – Saiba como repor o colágeno para manter a pele bonita e saudável

Colágeno

colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. É uma classe bastante abundante de proteínas formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de manter as células unidas e é o principal componente proteico de órgãos como a pelecartilagens e ossos.

♥ Produção de colágeno

produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células. Pelo fato de o colágeno ser produzido naturalmente pelo nosso organismo, ele pode ter uma produção diminuída ou exagerada, causando alguns danos à nossa saúde. Quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos), a deficiência do colágeno começa a ser notada. Nessa fase fica mais visível a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea. Por isso é importante repor esse nutriente.

♥ Causas da perda de colágeno

As mulheres são as que mais sofrem com a perda de colágeno (como sofremos), pois apresentam uma quantidade menor desta proteína no corpo, comparativamente aos homens. Além disso, a deficiência de estrogênio que ocorre no sexo feminino por volta dos 45-50 anos faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção do colágeno, que junto com outra proteína, a elastina, compõem a trama de sustentação da pele. Estudos mostram que o cigarro pode aumentar de duas a três vezes o número de rugas e flacidez da pele em mulheres de cor branca de meia-idade, ao reduzir muito a irrigação sanguínea das camadas que formam a pele.

deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.

♥ Como repor o colágeno

colágeno pode ser adquirido em forma de cápsulas ou em pó, encontrados em lojas de produtos naturais. Outra forma de reposição é a ingestão de gelatina.

♥ Gelatina

gelatina é um produto feito a partir do colágeno e contém proteínas que, quando absorvidas pelo intestino, são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e reconstituição de algumas articulações. A gelatina contém 18 aminoácidos. O organismo humano necessita de 10 dos chamados aminoácidos essenciais, que são consumidos através dos alimentos. A gelatina contém 9 destes aminoácidos essenciais em uma proteína alimentícia de fácil digestão e utilização. O aminoácido triptofano não está presente na gelatina; entretanto, isto não é muito significativo uma vez que este aminoácido é encontrado em quantidades adequadas em outros alimentos.

♥ Benefícios do Colágeno

  • Combate a flacidez, rugas e fragilidade óssea.
  • Enrijece os tecidos da pele.
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos.
  • Previne o surgimento das estrias e celulite.
  • Fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos.
  • Auxilia como coadjuvantes em dietas de emagrecimento.
Um grande beijo a todos e ótimo dia!
Hoje o papo foi mais cabeça!

♥ Paty ♥

♥ Créditos:
Anúncios

2 pensamentos sobre “Colágeno x Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s